terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Um outro mundo é possível

Eu vejo tanta coisa acontecendo na cidade nesses últimos dias e por compromissos profissionais me fiz ausente desde o início do ano.

E vi muita gente empolgada com o Fórum Social Mundial e muita gente falando besteira.

Impressionante! Que as pessoas iriam espalhar feses na Av. Nazaré/Magalhães Barata, que iam botar fogo em todas as lanchonetes do McDonald´s e fazer a maior arruaça, que as pessoas só viriam pra cá pra fornicação total!

Eu fiquei meio chocado com essa parcela da população, e são pessoas que convivem comigo, que no resto da vida são como eu, gostam do que eu gosto, mas de onde vêm tanta antipatia com esses movimentos sociais?

Apesar de estar trabalhando na época do evento, pedi ao meu chefe que me liberasse para participar e ele autorizou. Eu fui então fazer a inscrição lá na UFRA, um dos locais do evento e onde encontra-se o acampamento da juventude.

Eram esperadas 15 mil pessoas passarem por lá, mas fui a tarde, após o almoço.

Fui de ônibus, porque sei que na perimetral é impossível estacionar carros e já no ônibus um monte de estrangeiro querendo achar o seu lugar. E como tinha vindo de casa, já tava de bermuda e com uma camisa da campanha do emaús que eu tinha desenvolvido a marca do evento, todo empolgado!

Funcionou a comunicação. Fui abordados por alguns gringos perguntando onde era pra descer, mas orientei pra eles descerem onde eu iria e que ficassem tranquilos.

Chegando lá tinha uma fila grande, mas tudo correndo bem, as pessoas falando bastante, todas muito animadas.

Mas, epa, é Belém, é janeiro e era depois do almoço. Claro, veio a chuva! E eu, super tranquilo, curtindo as aventuras com a minha camisa de movimento social, fiquei lá curtindo um banho, só não mais curtido do que um monte de estrangeiro pulando no meio da grama, sabe-se lá porque.

Eis que de repente, um estalo me fez perceber onde eu estava:

As pessoas começaram a comprar guarda-chuvas (ou guardachuvas?), mas não todas e cada um foi cedendo um pouco do seu espaço para que outro viesse se abrigar.

Eu lembro que eu mesmo não me importando com a chuva apareceram dois guarda-chuvas (continua o hífen, thanx google) por perto e ficaram embaixo dele cinco pessoas...

Isso poderia acontecer em qualquer lugar, com qualquer pessoa, você me diz

Mas aquilo aconteceu não por acontecer, aconteceu pra eu me lembrar o que era tudo aquilo

Pra me mostrar onde é que eu tava e se eu, que gosto de tudo o que eu consigo ter, estou satisfeito por ter trabalhado e comprado o meu carro mas mesmo assim, gostaria que o mundo fosse diferente, onde as oportunidades fossem realmente iguais para todos.

Onde as pessoas fossem realmente livres para fazererem o que bem entenderem e não apenas o que é possível ou o que a vida permite que seja feito.

Eu acredito nisso de verdade e muitas vezes me sinto meio marciano com isso.

Mas ali eu pude entender que na verdade, tem muitos outros bichos-grilo como eu que querem alguma coisa diferente, que sabem que do jeito que tá esse mundo de meu deus do céu não aguenta mais cinquentinha, cem anos.

E cabe a essas pessoas ao menos acreditar, e tentar fazer o que realmente se quer

um outro mundo!

Boa semana a todos!

Nenhum comentário: